Política

Delatados pela JBS, Anthony Garotinho e Rosinha são presos no Rio

Os ex-governadores do Rio de Janeiro são alvo de nova operação da Polícia Federal

Garotinho é alvo da Polícia Federal
Apoie Siga-nos no

Os ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho, ambos do PR, foram presos pela Polícia Federal nesta quarta-feira 22. Rosinha foi levada para a sede da PF em Campos dos Goytacazes (RJ) e Garotinho estava na capital do estado quando foi detido, segundo informações do portal G1

As investigações da PF e do Ministério Público Estadual identificaram, segundo a própria PF, “elementos que apontam que uma grande empresa do ramo de processamento de carnes firmou contrato fraudulento com uma empresa sediada em Macaé (RJ) para prestação de serviços na área de informática. Suspeita-se que os serviços não eram efetivamente prestados e que o contrato, de aproximadamente 3 milhões de reais, serviria apenas para o repasse irregular de valores para utilização nas campanhas eleitorais”

De acordo com o jornal Extra, os dois foram delatados por Ricardo Saud, ex-diretor da J&F, conglomerado dono da JBS. Saud foi o homem que negociou propina com Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor do presidente Michel Temer flagrado correndo pelas ruas de São Paulo com uma mala de 500 mil reais.

Ainda segundo o jornal, Rosinha e Anthony são acusados, ao lado de outras seis pessoas, de integrarem uma organização criminosa que arrecadava recursos de forma ilícita com empresários com o objetivo de financiar as próprias campanhas eleitorais e a de aliados, inclusive mediante extorsão. Saud teria confessado o repasse de 2,6 milhões de reais, via caixa dois, à campanha de Garotinho ao governo do estado em 2014.

Leia também:
No Rio, moradores das comunidades sofrem com colapso na saúde
Crise no Rio de Janeiro: uma tragédia para a população

O dinheiro da JBS, ainda segundo a publicação, era parte dos 20 milhões de reais que empresa repassou ao PR como pagamento pelo apoio do partido ao PT em 2014.

Em nota enviada à imprensa, a defesa do casal disse que só irá se pronunciar quando “tiver acesso aos documentos que embasaram os mandados de prisão, o que ainda não aconteceu”.

Em novembro de 2016, Garotinho, então secretário de Governo da prefeitura de Campos, foi preso na Operação Chequinho, que combate crimes eleitorais envolvendo o programa Cheque Cidadão. Em setembro deste ano, voltou a ser detido na operação, mas logo na sequência foi colocado em liberdade pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Garotinho foi governador do Rio de Janeiro entre 1999 e 2002. Rosinha o sucedeu e esteve à frente do estado entre 2003 e 2006. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo