Política

Defesa pedirá investigação à PF sobre presença de Delgatti em reunião com militares sobre urnas

Advogado do hacker disse que o cliente se reuniu com membros da pasta para tratar de fiscalização dos equipamentos

Walter Delgatti Neto. Foto: Reprodução/CNN
Apoie Siga-nos no

Após o advogado do hacker Walter Delgatti Neto dizer que seu cliente esteve em uma reunião com militares para tratar da fiscalização de urnas eletrônicas em 2022, o Ministério da Defesa decidiu acionar a Polícia Federal em busca de providências sobre o caso.

Na quarta-feira 2, Delgatti foi preso em uma operação que investiga a invasão a sistemas da Justiça. A operação também teve como alvo a deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Em entrevista à GloboNews, o advogado Ariovaldo Moreira disse que havia uma proposta de trabalho para Delgatti no Ministério da Defesa. “A proposta era de que ele [Delgatti] iria trabalhar no Ministério da Defesa, no sentido de fiscalizar a lisura das urnas“, alegou.

Delgatti, responsável por acessar as mensagens que deram origem à Vaza Jato, foi levado a uma reunião no Ministério da Defesa durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), segundo informou o seu advogado. A agenda contou com as presenças do coronel Marcelo Costa Câmara (então assessor especial da Presidência), do general Paulo Sergio Nogueira de Oliveira (então ministro da Defesa) e do coronel Eduardo Gomes da Silva (atual coordenador de Modernização do Estado).

A reunião, segundo o advogado, tratou de um processo que visava fiscalizar as urnas. Em depoimento à PF, Delgatti disse que recebeu, às vésperas das eleições do ano passado, um pedido de Zambelli para tentar invadir os equipamentos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo