Política

Defesa de Lula pede ao STF acesso a conteúdo apreendido com hackers

Advogados pedem para utilizar no processo do ex-presidente as mensagens vazadas, mesmo que tenham sido obtidas de forma ilegal

Apoie Siga-nos no

Os advogados do ex-presidente Lula, preso em Curitiba desde abril de 2018, entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo que o ministro Alexandre de Moraes compartilhe as conversas da força-tarefa da Lava Jato que foram vazadas e apreendidas na Operação Spoofing. O pedido foi formalizado nesta terça-feira 13.

Como o Supremo está de posse do material que pode ser utilizado pela defesa de Lula, os advogados pediram para que tenham acesso ao conteúdo apreendido com os hackers que são acusados de invadirem celulares de autoridades.

 

As conversas, que vem sendo divulgadas pelo site The Intercept Brasil, mostram o ex-juiz da operação Lava Jato, Sérgio Moro, tendo conversas ilegais com o procurador chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol. Nelas, os juristas trocam informações, antecipam decisões e até combinam estratégias para potencializar a acusação.

Como foi Moro quem condenou Lula, a defesa pede ao STF a anulação do processo por falta de imparcialidade do jurista. Além disso, a defesa pede que possam utilizar no processo do ex-presidente as mensagens vazadas, mesmo que tenha sido obtida de forma ilegal.

O ministro Gilmar Mendes já declarou publicamente que provas ilícitas podem sim ser usadas, quando comprovem a inocência de acusados.

Leia o pedido na íntegra 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo