Política

Decisão do TSE abre caminho para retorno de Paulinho da Força à Câmara

Corte eleitoral decretou, nesta terça-feira, a perda do mandato do deputado federal Marcelo Lima por infidelidade partidária; Paulinho, em tese, é o suplente

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral decretou, nesta terça-feira 7, por cinco votos a dois, a perda do mandato do deputado federal Marcelo Lima (PSB-SP) por infidelidade partidária.  A decisão abre caminho para o retorno de Paulinho da Força (Solidariedade-SP) à Câmara dos Deputados.

Isso porque, Lima foi acusado pela legenda de Paulinho, a qual pertencia quando foi eleito em 2022, de infidelidade partidária. Segundo o pedido, o parlamentar teria utilizado da estrutura financeira e política da sigla para ser eleito, mas trocou de partido em fevereiro, sem justa causa. O TSE acatou o argumento.

Com a decisão, em tese, as portas ficam abertas para o retorno do ex-deputado Paulinho da Força ao Congresso Nacional. Resta, porém, um impasse jurídico a ser resolvido: a recontagem de votos pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

Apesar de ainda não estar confirmado na vaga, Paulinho já comemora a decisão do TSE pelas redes sociais:

Quem é Paulinho da Força

Paulinho é metalúrgico e ocupou, por anos, a posição de comando no sindicato da categoria em São Paulo e Mogi das Cruzes. Desde meados dos anos 1990, ele também assumiu o posto de presidente da central Força Sindical. Paulinho já foi deputado em quatro legislaturas. Em 2022, não conseguiu a reeleição.

Ele presidiu o Solidariedade até 2022 ano em que passou a ser o vice-presidente da legenda. Já foi filiado a partidos como o PDT, PTB e PT e concorreu aos cargos de prefeito de São Paulo e vice-presidente da República, em uma chapa com Ciro Gomes em 2002.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo