Política
Decisão do TSE abre caminho para retorno de Paulinho da Força à Câmara
Corte eleitoral decretou, nesta terça-feira, a perda do mandato do deputado federal Marcelo Lima por infidelidade partidária; Paulinho, em tese, é o suplente


O Tribunal Superior Eleitoral decretou, nesta terça-feira 7, por cinco votos a dois, a perda do mandato do deputado federal Marcelo Lima (PSB-SP) por infidelidade partidária. A decisão abre caminho para o retorno de Paulinho da Força (Solidariedade-SP) à Câmara dos Deputados.
Isso porque, Lima foi acusado pela legenda de Paulinho, a qual pertencia quando foi eleito em 2022, de infidelidade partidária. Segundo o pedido, o parlamentar teria utilizado da estrutura financeira e política da sigla para ser eleito, mas trocou de partido em fevereiro, sem justa causa. O TSE acatou o argumento.
Com a decisão, em tese, as portas ficam abertas para o retorno do ex-deputado Paulinho da Força ao Congresso Nacional. Resta, porém, um impasse jurídico a ser resolvido: a recontagem de votos pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.
Apesar de ainda não estar confirmado na vaga, Paulinho já comemora a decisão do TSE pelas redes sociais:
Ver essa foto no Instagram
Quem é Paulinho da Força
Paulinho é metalúrgico e ocupou, por anos, a posição de comando no sindicato da categoria em São Paulo e Mogi das Cruzes. Desde meados dos anos 1990, ele também assumiu o posto de presidente da central Força Sindical. Paulinho já foi deputado em quatro legislaturas. Em 2022, não conseguiu a reeleição.
Ele presidiu o Solidariedade até 2022 ano em que passou a ser o vice-presidente da legenda. Já foi filiado a partidos como o PDT, PTB e PT e concorreu aos cargos de prefeito de São Paulo e vice-presidente da República, em uma chapa com Ciro Gomes em 2002.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Solidariedade, de Paulinho da Força, conversa com PDT e PSB para formar uma federação
Por CartaCapital
Solidariedade expulsa advogado de condenado no 8 de Janeiro que acusou Moraes de ter raiva de ‘patriotas’
Por André Lucena
Governo do Ceará vai à Justiça para Ciro provar ‘propina em toda obra’ no estado
Por CartaCapital
Ciro propôs intervenção do PDT no diretório do Ceará, aponta ata de reunião
Por CartaCapital