Política

‘Debolsonarização’ do GSI, órgão da Presidência, deve terminar até junho

Prazo surgiu em negociações que levaram um delegado da PF a ficar com a chefia provisória da segurança de Lula

Foto: Luis ROBAYO/AFP
Apoie Siga-nos no

A desbolsonarização total do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão repleto de militares que até o fim do ano passado era o responsável exclusivo pela segurança presidencial, deve levar ainda mais cinco meses. Enquanto a depuração estiver em curso, a segurança de Luiz Inácio Lula da Silva será comandada por um delegado da Polícia Federal (PF), Alexsander Castro de Oliveira.

Oliveira era o encarregado da segurança do petista na eleição. Foi nomeado chefe da segurança presidencial em 26 de janeiro. Seu cargo chama-se Secretário Extraordinário de Segurança Imediata do Presidente. Havia sido criado por um decreto, o 11.325, assinado por Lula no dia da posse, 1o de janeiro. Por esse decreto, a Secretaria Extraordinária será extinta até 30 de junho de 2023.

O prazo de vida de seis meses da Secretaria é aquele que o ministro do GSI, general Marco Edson Gonçalves Dias, havia estimado, durante o governo de transição, ser preciso para desbolsonarizar o órgão. A estimativa tinha surgido em conversas com aquele que viria a ser diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e com um antigo colaborador de Lula, Swedenberger Barbosa.

Barbosa é o atual número dois do Ministério da Saúde. No governo de transição, coube a ele buscar uma solução para o desejo de Lula de não ter por perto militares que o petista achava que não eram confiáveis. Apesar disso, a Secretaria Extraordinária tem a presença de ao menos um militar na parte administrativa. É o primeiro-tenente da Aeronáutica Antonio Felipe de Almeida Gonçalves, nomeado assessor dia 27 de janeiro.

Apesar de ser da FAB, Gonçalves tem experiência como gestor público e na área de comunicação. Foi do time da assessoria de imprensa da FAB e coordenador da assessoria de comunicação relativa à área de segurança da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. O comandante da equipe encarregada da segurança dos dois eventos era Andrei Rodrigues, o diretor-geral da PF de Lula.

No mesmo dia 27, foi nomeada para compor a Secretaria Extraordinária outra pessoa que colaborou com governos petistas passados. É Lorena Fonseca de Medeiros Ferreira, funcionária pública de carreira que foi do Ministério do Desenvolvimento Social com Lula e Dilma Rousseff. Na segurança presidencial agora, Lorena é Diretora de Articulação. Caberá a ela, por exemplo, dialogar com o Congresso e o Judiciário.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo