CartaExpressa
Debate: ‘não falo de Bolsonaro e de Doria’, diz o tucano Rodrigo Garcia
O governador de São Paulo e candidato à reeleição alegou não ter ‘padrinho político’
O governador de São Paulo e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou nesta terça-feira 13 não ter “padrinho político”, durante debate promovido por TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo.
“Eu tenho uma história de vida dedicada a São Paulo. Trabalhei com cinco governadores diferentes, sempre procurei tirar o que há de melhor de cada um deles”, afirmou o tucano. “Não falo de Bolsonaro, de Doria, de candidatos, porque não tenho padrinho político.”
Em 2018, João Doria (PSDB), de quem Garcia foi vice, venceu a eleição para o governo paulista apostando em uma aproximação com o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro. O movimento ficou popularizado como “BolsoDoria”.
A aliança entre Doria e Bolsonaro, porém, se desfez. Especialmente durante a pandemia, o então governador de São Paulo se tornou um crítico do negacionismo do ex-capitão e se converteu em um dos principais alvos de Bolsonaro e dos bolsonaristas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


