CartaExpressa
De volta ao Brasil, Jean Wyllys se prepara para assumir cargo no governo Lula
O ex-deputado irá trabalhar na área de planejamento da comunicação, ligada diretamente ao ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta
Depois de quatro anos no exílio, o ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) desembarcou no Brasil e se prepara para assumir um cargo de assessor especial na Secretaria Especial de Comunicação Social do governo Lula.
A informação foi antecipada pelo A Tarde e confirmada por CartaCapital com interlocutores do Palácio do Planalto.
Ainda não há previsão de quando a nomeação deve sair no Diário Oficial da União. O ex-deputado irá trabalhar na área de planejamento da comunicação, ligada diretamente ao ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta.
Wyllys deixou o País no final de janeiro de 2019, após receber diversas ameaças de morte. À época, tinha acabado de ser reeleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, mas renunciou ao cargo.
O ex-parlamentar desembarcou em Brasília no final de junho, em meio ao julgamento no Tribunal Superior Eleitoral que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade. Dias depois, o petista foi recebido por Lula no Planalto.
Segundo relatos, o convite formal para integrar a equipe de comunicação do governo foi apresentado nesta reunião.
Natural de Alagoinhas, na Bahia, Wyllys é formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, instituição pela qual também possui mestrado em Letras e Linguística. Escritor e professor universitário, ele foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 2010.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Haddad defende Lula candidato em 2026 e aliança com Boulos em São Paulo
Por Wendal Carmo
‘Retomando uma vida que me foi tirada’, diz Jean Wyllys no seu retorno ao Brasil
Por CartaCapital



