Política

De olho em delação, Eike Batista é preso no Rio

Empresário estava em Nova York e era considerado foragido. Ele será levado para o presídio Ary Franco

Apoie Siga-nos no

O empresário Eike Batista, que teve a prisão preventiva decretada na quinta-feira 26 pela Operação Eficiência e era considerado foragido, desembarcou na manhã desta segunda-feira 30 no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Ele foi levado por agentes da Polícia Federal para o Instituto Médico Legal (IML), onde fará exames antes de ser encaminhado ao presídio Ary Franco, na zona norte. O empresário não possui curso superior e deve, portanto, ficar em uma cela comum, mas a PF não confirmou a informação.

Antes de embarcar para o Brasil no aeroporto JFK, em Nova York, Batista sugeriu que deve buscar os benefícios de uma delação premiada. “Estou voltando para responder à Justiça, como é meu dever. Está na hora de eu mostrar, ajudar a passar as coisas a limpo”, disse, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo.

Batista é acusado pela operação – um desdobramento da Lava Jato – de envolvimento em um esquema de corrupção que também atinge o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), que está preso em Bangu. O nome do empresário foi citado por doleiros, que em delação premiada disseram que ele pagou 16,5 milhões de dólares em propina a Cabral, em 2010.

Segundo o Ministério Público Federal, a operação teria sido realizada por meio da venda fictícia de uma mina de ouro. O dinheiro, sustentam os procuradores, foi pago pela Centennial Asset Mining Fuind Llc, holding de Batista, para a Arcadia Associados em troca de uma suposta intermediação na venda da mina de ouro. A Arcadia recebeu os valores ilícitos, diz o MPF, em uma conta no Uruguai em nome de terceiros, mas à disposição de Sérgio Cabral. A origem dos valores seria a conta Golden Rock no TAG Bank, do Panamá.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar