Política

Davi Alcolumbre pede que STF suspenda operação contra Fernando Bezerra

Em documento apresentado ao ministro Dias Toffoli, presidente do Senado diz que ação contra líder do governo na Casa é arbitrária

Foto: Marcos Brandão/Senado Federal
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira 24, um recurso pela suspensão da decisão que permitiu uma operação de busca e apreensão no Congresso Nacional contra o líder do governo na Casa, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Acompanhado de outros líderes partidários, Alcolumbre disse que há interpretações de que a decisão foi arbitrária.

“O Senado, o Poder Legislativo, está se manifestando em relação ao que os advogados interpretaram como uma arbitrariedade por uma decisão monocrática. O senador Fernando Bezerra vai fazer a sua defesa, é um problema pessoal”, afirmou. “Foi um fato contra o Poder Legislativo e contra o Poder Executivo. O gabinete da liderança é como uma embaixada do Poder Executivo dentro do Senado Federal.”

No documento, os advogados do Senado requerem, além da suspensão liminar, o “sobrestamento da análise de todos os objetos e documentos acautelados e sua imediata devolução na íntegra ao Senado Federal, para se viabilizar a continuidade regular das atividades parlamentares e se restabelecer a harmonia e separação dos Poderes e da imagem do Congresso Nacional”.

A ação foi endereçada ao presidente do STF, Dias Toffoli. Os senadores pedem que o pedido de suspensão seja julgado na próxima sessão do tribunal.

Na quinta-feira 19, Bezerra foi alvo de operação da Polícia Federal em investigação sobre desvios em obras públicas do Ministério da Integração Nacional, pasta que o senador comandou entre 2011 e 2013. A ação foi autorizada pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, por meio de liminar.

*Com informações da Agência Senado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo