Política

Davi Alcolumbre adia votação da reforma da Previdência

Congresso Nacional prioriza sessões para votar orçamento de 2020 e possíveis derrubadas de vetos presidenciais

Foto: Marcos Brandão/Senado Federal
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou, nesta segunda-feira 23, o adiamento da votação do primeiro turno da reforma da Previdência na Casa. A pauta estava na agenda de terça-feira 24, mas, com a mudança, deve ocorrer na quarta-feira 25.

Em sua rede social, Alcolumbre afirmou que a transferência da data se deve à votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2020, que reunirá todo o Congresso Nacional na terça. A derrubada de vetos presidenciais também entrou na frente da Previdência.

“Convoco para terça-feira 24, às 15 horas, sessão conjunta do Congresso Nacional destinada a análise de PLNs, entre eles o PLN 5/2019 (Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020) e vetos presidenciais. Por conta da realização da sessão do Congresso Nacional na próxima terça-feira, a votação em primeiro turno da reforma da Previdência (PEC 6/2019), no Plenário do Senado Federal, iniciará na quarta-feira 25, às 16 horas”, escreveu.

A reforma do sistema previdenciário passa pela sua última fase de votações, antes de entrar em vigor. Já aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ainda tem que passar por duas rodadas de votações entre os senadores. É preciso ter 49 favoráveis, dos 81 parlamentares da Casa. O relator do texto é o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Outra PEC sobre alternações no regime de aposentadoria também tramita no Congresso Nacional, chamada de “PEC Paralela”. A ideia é atender demandas de parlamentares que desejam novas alterações na matéria, no entanto, ainda não há prazo para que as sugestões sejam analisadas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo