Política
Datena processa Marçal e diz que o ex-coach ofendeu sua honra antes de cadeirada
A notícia-crime pede que o Ministério Público Eleitoral denuncie o ex-coach


Candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSDB, o jornalista José Luiz Datena enviou à Justiça uma notícia-crime contra Pablo Marçal (PRTB) na qual diz ter sido alvo de injúria e difamação em declarações que antecederam a cadeirada no debate da TV Cultura, no último domingo 15.
No documento, a equipe jurídica do tucano sustenta que ele foi provocado antes da agressão a Marçal. Também afirma ser “lamentável que um candidato à prefeitura de São Paulo se utilize desse tipo de artifício para tentar se beneficiar na disputa eleitoral”.
A ação pede que o Ministério Público Eleitoral ofereça denúncia contra o ex-coach por crimes contra a honra de Datena. Procurada pela reportagem, a campanha de Marçal não comentou o caso. O espaço permanece aberto.
O episódio de agressão ocorreu após uma série de provocações do influenciador. Antes de os candidatos chegarem às vias de fato, Marçal relembrou acusações de assédio sexual contra Datena e colocou em dúvida a permanência do apresentador na disputa eleitoral.
A Polícia Civil abriu um inquérito por lesão corporal e injúria após o incidente. O caso é conduzido pelo 15º Distrito Policial, no Itaim Bibi, bairro da zona oeste da capital paulista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Cadeirada: novas imagens mostram que Datena acertou Marçal duas vezes
Por CartaCapital
Boulos defende ‘pacto de civilidade’ após confusão em debate na TV Cultura
Por CartaCapital