Política

Datena lidera corrida pelo Senado, seguido por Moro e França, diz Quaest

Pesquisa Quaest com eleitores paulistas mostra apresentador com 12 pontos de vantagem para o ex-juiz

Fotos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A nova rodada da pesquisa realizada pela consultoria Quaest com eleitores de São Paulo mostra o apresentador José Luiz Datena (PSC) na liderança da disputa por uma vaga no Senado. Ao todo, Datena tem 28% das intenções de voto, ante 16% do ex-juiz Sergio Moro (UB), que aparece em segundo lugar.

Márcio França, que habitualmente aparecia como segundo colocado na disputa, agora está em terceiro, com 11%. Na sequência estão a ex-ministra Marina Silva (Rede), e Paulo Skaf (Republicanos), ex-presidente da Fiesp, com 10% cada. Por fim, a deputada Janaína Paschoal (PRTB) registra 5%.

Vale ressaltar que, em março, o apresentador variava entre 39% e 42% das intenções de voto. O cenário, no entanto, ainda não contemplava a possibilidade de Moro ser candidato. Naquela ocasião, França reunia entre 15% e 21% da preferência dos eleitores a depender dos candidatos na disputa.

Para além do cenário principal, o levantamento também monitorou uma disputa mais enxuta, sem Datena, Moro e França. Neste caso, quem lidera é Marina Silva, com 27%. Em seguida aparecem Skaf, com 22%, e Janaína, com 9%. Ao que tudo indica, porém, a ex-ministra deve concorrer uma vaga como deputada federal.

O cenário com menos candidatos foi monitorado pela indecisão dos três primeiros colocados. Datena ainda hesita na disputa pelo Senado; Moro, por sua vez, ainda sonha com o Planalto e diz que não pretende disputar a vaga no Congresso; já França insiste na candidatura pelo governo do estado.

Para chegar aos resultados da pesquisa desta quinta-feira foram entrevistados 1.640 eleitores de SP. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Em outro recorte, o levantamento mostrou o crescimento de Fernando Haddad na disputa pelo governo do estado. Com 30% das intenções de voto, o petista se consolidou na liderança da corrida eleitoral. A pesquisa ainda mostrou que Lula está à frente de Bolsonaro entre os eleitores paulistas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.