Política

Datena diz que será candidato ao Senado na chapa de Rodrigo Garcia

Apresentador, que concorrerá às eleições pelo União Brasil, descartou possibilidade de ser vice de Garcia; ele também foi convidado por Ciro Gomes para ser vice e também negou

O apresentador José Lui Datena, da Band. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O apresentador José Luiz Datena decidiu nesta segunda-feira que será candidato ao Senado na chapa do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB).

A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo e confirmada ao GLOBO pela campanha de Garcia.

A candidatura ao Senado Federal será pelo União Brasil, partido que nasceu da fusão do DEM com o PSL, este último ao qual Datena já era filiado.

Em dezembro, Datena já havia confirmado o apoio à candidatura de João Doria (PSDB) ao Palácio do Planalto e a Garcia no estado, descartando a ida ao PSD de Gilberto Kassab. Na ocasião, no entanto, ele ainda não sabia se seria candidato ao Senado ou vice na chapa de Garcia, possibilidade que foi descartada.

Na última sexta-feira, durante seu programa na TV Bandeirantes, o apresentador afirmou que também recebeu convites de Tarcísio Gomes, ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro (PL) e pré-candidato ao governo de São Paulo, e do presidenciável Ciro Gomes (PDT).

— Fui procurado pelo Tarcísio para ser candidato ao Senado por ele. E meto o pau no governo todo dia. Fui procurado pelo Rodrigo para ser candidato a senador pelo governo de São Paulo. E meto pau no governo todo dia. Por exemplo, a polícia que é mal paga, aumento que recebeu a policia é pequenininho, devia ser muito maior e ai por diante. Fui procurado pelo Ciro, o Ciro não governa nada, para ser candidato à vice — afirmou Datena, acrescentando que, se escolher o lado do governo de São Paulo, vai continuar dando “porrada” nas injustiças.

— Datena entende e tem a sensibilidade necessária para lutar pelos interesses da população de São Paulo no Senado. Sua vida e atuação profissional sempre foram pautadas pela indignação e disposição de combater injustiças. Tê-lo ao meu lado, só engrandece nossa coligação — disse Rodrigo Garcia.

Em 2018, o jornalista havia anunciado candidatura ao Senado pelo DEM. Ele chegou até a ficar afastado de seu programa na Band, mas apareceu no ar de surpresa, eliminando a possibilidade de concorrer a qualquer cargo eletivo.

Ao então candidato a governo de São Paulo, João Doria, um dos entusiastas de sua candidatura, Datena teria alegado pressão da família, que era contra a entrada dele na política.

Dois anos depois, o apresentador chegou a declarar que a chance de ele ser candidato na eleição municipal de São Paulo era maior do que a de ficar de fora da disputa. Ele, que na época era recém-filiado ao MDB, disse ainda que não descartaria a possibilidade de ser vice do então prefeito Bruno Covas (PSDB).

Mais uma vez no ar, ele disse que não abandonou o projeto de fazer parte da classe política e que a vontade de se candidatar a senador em 2022 continuava.

Em 2016, quando era filiado ao PP, o apresentador também ensaiou uma candidatura à Prefeitura de São Paulo, mas desistiu, alegando suposta participação do partido em escândalo de corrupção.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo