Política

Datatempo: Com o apoio de Lula, Kalil supera Zema na disputa pelo governo de MG

Levantamento sem apresentação de padrinhos políticos, no entanto, aponta chances de vitória do atual governador em primeiro turno

Fotos: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Levantamento Datatempo divulgado nesta segunda-feira 25 mostra que o atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem 48,3% das intenções de voto na disputa pelo governo do estado. Em seguida, aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), com 23,2%.

Os resultados são do cenário principal monitorado pelo instituto, quando não são feitas associações dos candidatos ao governo com os presidenciáveis. Neste caso, conforme aponta a pesquisa, Zema teria chances de vencer já no primeiro turno, uma vez que a soma das intenções de voto nos adversários não supera os 48,3% do governador.

Além de Kalil, aparecem pontuando na pesquisa Carlos Viana (PL), com 3,7%, Renata Regina (PCB), com 1,8%, Marcus Pestana (PSDB), com 1,2% e Lorene Figueiredo (PSOL), com 0,8%. Todos eles estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Neste cenário, portanto, Zema teria 61,2% dos votos válidos.

Vale ressaltar ainda que, quando comparado ao último levantamento, Zema cresce 2,6 pontos percentuais, pouco acima da margem de erro. Kalil, por sua vez, aumenta seu potencial, mas dentro da margem de erro, oscilando positivamente 1,1 ponto percentual.

Quando o nome de Kalil é associado ao de Lula (PT), os cenários se invertem e o ex-prefeito passa a liderar a disputa. Kalil vai a 37,2% das intenções de voto na associação com o ex-presidente. Zema, por sua vez, cai para 27,5% das intenções de voto ao ter seu nome atrelado ao de Luiz Felipe D’avila (Novo). Já Carlos Viana (PL) saltaria para 16% ao receber apoio público de Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com os pesquisadores, o desempenho do ex-prefeito de BH, apesar de positivo, mostra que ‘Kalil ainda não conseguiu converter o apoio de Lula em votos concretos’. Isso porque, no levantamento anterior, a associação com Lula fazia Kalil ter mais de 40% das intenções de voto na busca pela vaga de governador.

“Nas redes sociais do Kalil, ele já está fazendo uma divulgação muito grande do apoio do Lula a ele, mas estamos vendo que esse esforço nas redes não está se refletindo em intenções de voto concretas”, explica a pesquisadora Bruna Assis no texto de divulgação do levantamento. Ela pondera, no entanto, que há espaço para Kalil crescer cerca de 14%. “O tempo de TV vai ajudar bastante nesse sentido, porque a televisão chega mais às pessoas, assim como os dois participarem de comícios juntos.”

Para chegar aos resultados desta segunda-feira, foram ouvidos 2 mil eleitores de MG entre os dias 15 e 20 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2,19 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo site O Tempo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-08880/2022. Na Justiça Eleitoral local o número é MG-08733/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo