Política
Datafolha: popularidade de Dilma cai 27 pontos
Segundo levantamento divulgado pelo instituto, 30% dos brasileiros consideram a gestão da presidenta boa ou ótima após a onda de protestos pelo país


Pesquisa Datafolha divulgada nesta sábado 29 mostra uma queda de 27 pontos percentuais na popularidade da presidenta Dilma Rousseff nas últimas três semanas. Segundo o instituto, 30% dos brasileiros consideram a gestão da presidenta boa ou ótima após os protestos pelo país. Na primeira semana de junho, a aprovação era de 57%. O maior índice atingido por ela foi em março, quando chegou a 65% de popularidade.
O instituto ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios nesta quinta e sexta-feira. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O instituto também perguntou sobre o desempenho da presidenta em relação aos protestos. Para 32%, sua postura foi ótima ou boa. Outros 38% julgaram como regular e 26% avaliaram como ruim ou péssima.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.