Política

Datafolha: Para maioria dos brasileiros, Bolsonaro teve responsabilidade nos atos terroristas

Na pesquisa, 34% concordam totalmente com a declaração de Lula de que Bolsonaro estimulou atos golpistas

Foto: EVARISTO SA/AFP
Apoie Siga-nos no

Recorte da pesqquisa Datafolha, divulgado nesta quinta-feira 12, mostra que 55% dos brasileiros consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve responsabilidade nos ataques terrotistas promovidos por seus apoiadores em Brasília.

Entre os que atribuem do ex-capitão uma parcela de culpa, 38% afirmam que ele teve muita responsabilidade, enquanto 17% consideraram que teve um pouco de responsabilidade. Já 39% isentam Bolsonaro e 6% não souberam responder.

O levantamento, que apontou ainda que 93% condenam os ataques golpistas, revelou um leve desgaste na opinião geral da população sobre Bolsonaro.

Quando perguntados se o terrorismo na capital federal fez com que os entrevistados mudassem de opinião sobre o ex-presidente, 80% disseram que não houve mudança. Para 11%, a opinião mudou para pior. Para 5%, mudou para melhor. Nesse quesito, 4% não souberam responder.

No domingo, o presidente Lula (PT) chegou a afirmar que Bolsonaro estimulou os atos de violência política. Questionados pelo instituto se concordavam com a afirmação do petista, 34% disseram que sim, enquanto 31% responderam que não. Outros 14% discordam parcialmente, 11% concordam em parte e 8% não souberam responder. Sobre essa pergunta, 2% foi o índice dos que disseram que nem concordam, nem discordam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 11 de janeiro. Foram entrevistadas 1.214 pessoas, em todo o país, através de celular. A margem de erro da pesquisa Datafolha é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo