Política

Datafolha no RJ: Castro e Freixo estão tecnicamente empatados no 1º turno

No 2º turno, o governador saiu de um empate técnico e venceria o candidato do PSB

Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB), pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão e Valter Campanato/ABR
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 1º aponta que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), subiu de 26% para 31% na projeção para o primeiro turno, na comparação com a rodada anterior, de 18 de agosto. Tecnicamente empatado com o candidato à reeleição, Marcelo Freixo (PSB) cresceu de 23% para 26%.

Rodrigo Neves (PDT) é o terceiro colocado, saindo de 5% para 7%. Na sequência, o ex-governador Wilson Witzel (PMB) e Cyro Garcia (PSTU) desceram de 4% para 3%. Os outros candidatos pontuaram 2% ou menos. Brancos e nulos eram 19% e agora são 14%, enquanto 10% não sabem.

No segundo turno, Castro vence Freixo por 44% a 37% (no levantamento anterior, havia empate técnico: 38% a 39%). Brancos e nulos eram 18% e agora são 13%, enquanto os que não sabem marcavam 5% e agora pontuam 7%.

Wilson Witzel carrega a maior rejeição (de 50% a 52%), seguido de Freixo (26% a 25%) e Castro (de 21% para 18%)..

A pesquisa ouviu 1.202 pessoas entre 30 de agosto e 1º de setembro, em 34 municípios fluminenses. A margem de erro é de três pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RJ-06061/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo