Política

Datafolha: Lula tem 48% dos votos válidos, contra 36% de Bolsonaro e 8% de Ciro

O levantamento mantém no ar a possibilidade de a eleição se resolver no 1º turno, em 2 de outubro

Lula, Jair Bolsonaro e Ciro Gomes. Fotos: Ricardo Stuckert, Evaristo Sá/AFP e Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) tem 48% dos votos válidos e mantém aberta a possibilidade de vencer a eleição no primeiro turno, segundo uma pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira 15, encomendada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo.

Considerando a margem de erro, o petista tem entre 46% e 50%. Para triunfar na primeira rodada, ele tem de obter mais de metade dos votos válidos, excluindo nulos e brancos.

Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 36%, ante 8% de Ciro Gomes (PDT) e 5% de Simone Tebet (MDB). Nenhum outro candidato chega a 1% dos votos válidos.

Diante desse cenário, o PT e seus aliados intensificam a campanha pelo chamado “voto útil”, a fim de atrair eleitores que hoje dizem escolher outro candidato.

Uma das iniciativas partiu de movimentos sociais que convocaram uma mobilização para Lula vencer a eleição no primeiro turno. São oito organizações envolvidas: Central de Movimentos Populares, Coletivo Nacional dos Eletricitários, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Federação Única dos Petroleiros, Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento Camponês Popular, Movimento dos Pequenos Agricultores e União Nacional por Moradia Popular.

“A grande esperança da maioria do nosso povo é derrotar o atual governo da extrema-direita e neofascista”, diz um documento elaborado pelo grupo. “A eleição de Lula no primeiro turno é um passo para alcançarmos nossa missão histórica.”

Na última terça-feira 13, Lula reforçou, durante reunião virtual com comunicadores que apoiam sua candidatura, a disposição de trabalhar pelo triunfo em 2 de outubro.

“Agora, possivelmente seja necessário a gente ganhar no primeiro turno para a gente dar uma lição de moral nessa gente que não acredita em democracia e do ser humano e que não gosta de sindicalista, de negro, de mulher e de solidariedade”, declarou o ex-presidente.

Considerando os votos totais, Lula soma 45% das intenções no primeiro turno, ante 33% de Bolsonaro. No último levantamento, os índices eram, respectivamente, de 45% e 34%. Ciro foi de 7% para 8% e Simone conservou 5%.

Em um eventual segundo turno, Lula bateria Bolsonaro por 54% a 38% (diferença de 16 pontos). Na rodada anterior, de 9 de setembro, o petista derrotava o ex-capitão por 53% a 39% (14 pontos de vantagem).

Bolsonaro também continua a ser o candidato mais rejeitado. 51% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, ante 39% em Lula, 24% em Ciro e 14% em Simone.

Já a reprovação ao governo Bolsonaro oscilou dois pontos para cima e agora representa 44% do eleitorado. A aprovação está em 30%, uma oscilação de um ponto para baixo. 25% dos entrevistados avaliam a gestão como regular, o mesmo número da pesquisa anterior.

O Datafolha ouviu 5.926 pessoas em 300 municípios entre 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o código BR-04099/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo