Política

Datafolha: Lula tem 48% dos votos válidos, contra 36% de Bolsonaro, 8% de Ciro e 5% de Simone

O petista já sinalizou o início da busca pelo chamado ‘voto útil’ de eleitores que hoje indicam outros nomes nas pesquisas

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, mantém 48% dos votos válidos no primeiro turno, contra 36% de Jair Bolsonaro (PL). Os números constam da pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira 9, encomendada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo.

Na rodada anterior, de 1º de setembro, o petista apresentava os mesmos 48%, enquanto Bolsonaro chegava a 34%. A oscilação do ex-capitão se deu dentro da margem de erro.

Ciro Gomes (PDT) tem 8% dos votos válidos, ante 5% de Simone Tebet (MDB) e 3% dos demais candidatos.

O levantamento, com margem de erro de dois pontos percentuais, indica a possibilidade de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, mas não inviabiliza uma vitória do petista ainda na primeira rodada.

Na última terça-feira 6, o ex-presidente sinalizou o início da busca pelo chamado “voto útil” de eleitores que hoje indicam outros nomes nas pesquisas, como o de Ciro.

“Se o cara que tem 1% quer ir para o segundo turno, por que a gente não pode querer ganhar no primeiro turno, se falta apenas um tiquinho? Veja quanto falta para a gente chegar lá”, declarou, na ocasião. “A gente precisa aumentar a nossa capacidade de trabalho. Temos de perguntar todo dia o que estamos fazendo. Quantos votos eu consegui? Com quantos adversários eu conversei e quantos eu convenci? Isso é o que nós temos de fazer, companheiros do movimento social, dos partidos, dos sindicatos.”

Considerando as intenções de voto totais – que não excluem brancos, nulos e indecisos -, Lula mantém no primeiro turno os 45% registrados no início de setembro, enquanto Bolsonaro oscilou de 32% para 34%. Ciro foi de 9% para 7%, enquanto Simone conservou os 5%.

No segundo turno, segundo o Datafolha, Lula venceria Bolsonaro por 14 pontos. O petista tem 53% das intenções de voto, contra 39% do presidente. Na rodada anterior, de 1º de setembro, Lula triunfava por 53% a 38%.

Bolsonaro continua a ser o candidato mais rejeitado. 51% responderam que não votariam nele de jeito nenhum. Na sequência, aparecem Lula (39%), Ciro (24%), Simone (14%) e Soraya Thronicke, do União Brasil (14%).

O Datafolha entrevistou 2.676 pessoas de 16 anos ou mais em 191 municípios entre 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um intervalo de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-07422/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo