Política

Datafolha em SP: Rejeição a Russomanno cresce, mas candidato do Republicanos lidera corrida à Prefeitura

Covas segue na vice-liderança; Boulos reduz diferença

CELSO RUSSOMANO, CANDIDATO DO REPUBLICANOS À PREFEITURA DE SP. FOTO: REPRODUÇÃO/TV BAND
Apoie Siga-nos no

Levantamento Datafolha divulgado nesta quinta-feira 8 aponta que Celso Russomanno (Republicanos) segue na liderança da corrida à Prefeitura de São Paulo, com 27% das intenções de voto. O atual prefeito e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), é o vice-líder, com 21%. Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Russomanno e Covas estão tecnicamente empatados. Em terceiro lugar aparece Guilherme Boulos (PSOL), com 12%.

Na pesquisa anterior, divulgada em 24 de setembro, Russomano tinha 29%, Covas 20% e Boulos 9%.

Na sequência, o levantamento Datafolha desta quarta aponta Márcio França (PSB), com 8%; Arthur do Val (Patriota), com 3%; e Andrea Matarazzo (PSD) e Levy Fidelix (PRTB), com 2%.

Com 1%, a pesquisa apresenta Antonio Carlos (PCO), Jilmar Tatto (PT), Joice Hasselmann (PSL), Marina Helou (Rede), Orlando Silva (PCdoB), Filipe Sabará (Novo) e Vera Lúcia (PSTU).

12% dos entrevistados indicaram voto branco ou nulo. 4% não souberam ou não quiseram responder.

Rejeição

Bruno Covas e Joice Hasselmann são os candidatos com o mais alto índice de rejeição. 31% dos entrevistados disseram que não votariam neles de jeito nenhum. Em terceiro lugar aparece Levy Fidelix (30%), seguido por Celso Russomanno (29%). A rejeição a Russomanno cresceu oito pontos percentuais entre a última pesquisa e esta.

Na sequência do ranking de rejeição, vêm Guilherme Boulos (23%), Jilmar Tatto (21%), Vera Lúcia (20%), Filipe Sabará (20%), Arthur do Val (19%), Orlando Silva (19%), Marina Helou (16%), Andrea Matarazzo (16%), Márcio França (15%) e Antonio Carlos (15%).

5% disseram que rejeitam todos/não votariam em nenhum candidato. 2% afirmaram que poderiam votar em qualquer um. 7% não sabem ou não quiseram responder.

Pesquisa espontânea

Na modalidade espontânea, em que o instituto de pesquisa não apresenta os nomes dos candidatos, Bruno Covas e Guilherme Boulos lideram, com 10% das intenções de voto, seguidos por Celso Russomanno, com 7%.

Segundo turno

Na simulação do segundo que aconteceria se a eleição acontecesse hoje, Russomanno tem 46%, contra 40% de Covas. Votariam em branco ou anulariam o voto 13% dos entrevistados.

O Datafolha ouviu 1.092 eleitores na cidade de São Paulo entre os dias 5 e 6 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo