Política

Datafolha: em oposição a Bolsonaro, 73% dos brasileiros defendem urna eletrônica

Entre os que apoiam o governo federal, 32% se dizem favoráveis ao retorno do voto impresso no País

Fotos: Fabio Pozzebom/Agência Brasil e Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo 3 aponta que 73% dos brasileiros defendem a permanência do voto em urna eletrônica no País. Para 23%, deveria retornar o voto em papel, enquanto 4% não se manifestaram.

O resultado mostra uma oposição a uma das principais bandeiras do presidente Jair Bolsonaro, defensor do voto impresso. No dia 22 de dezembro, ele tornou a pregar a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para impor a impressão de uma cópia do voto.

“Se a gente não tiver voto impresso, pode esquecer a eleição”, afirmou o presidente a um apoiador que o questionou sobre o pleito presidencial de 2022.

Dias antes, em entrevista ao canal do filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no YouTube, o presidente declarou que não “dá pra aceitar mais a desconfiança no voto eletrônico no Brasil”.

“Agora, esse sistema eletrônico, eu não confio nele. E eu acredito que 70% ou mais da população também não acredita”, completou.

Ao Datafolha, 69% dos entrevistados disseram confiar muito ou um pouco no sistema de urnas eletrônicas, ante 29% que garantiram não confiar. O levantamento indicou que a descrença na urna eletrônica é maior entre os brasileiros que avaliam positivamente o governo Bolsonaro e confiam mais no presidente.

A defesa do voto impresso, que é de 23% no universo geral da pesquisa, sobe a 32% entre os que consideram a gestão Bolsonaro boa ou ótima. Entre os que classificam o governo como ruim ou péssimo, porém, o apoio à cédula é de 13%.

Mesmo os entrevistados que dizem sempre confiar no presidente apoiam majoritariamente a manutenção da urna eletrônica (63%). Defendem o sistema eletrônico 81% dos que afirmam nunca confiar em Bolsonaro.

O Datafolha entrevistou 2.016 brasileiros em todas as regiões e estados do país, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo