Política

Datafolha consolida Lula e pode ampliar desembarque da 3ª via, avalia dirigente do PT

‘Há um longo caminho pela frente. Portanto, não podemos entrar na euforia de que está ganha a eleição’, afirma Jilmar Tatto

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 26 aponta a liderança folgada de Lula (PT) na disputa pela Presidência da República. No primeiro turno, o petista aparece com 21 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) e chega a 54% dos votos válidos. No segundo, ampliou a dianteira sobre o ex-capitão na comparação com a rodada anterior, de março, e venceria por 58% a 33%.

Os resultados entusiasmaram a militância, mas não podem respingar no comando da campanha. A avaliação é do secretário nacional de comunicação do PT, Jilmar Tatto. Em contato com CartaCapital, ele afirmou que o levantamento consolida Lula como “a primeira, a segunda e a terceira vias” e faz com que partidos e lideranças políticas que ainda acreditavam em uma terceira via competitiva se juntem ao ex-presidente.

A terceira via está distante do segundo turno. Ciro Gomes (PDT), o terceiro colocado, marca 7%. Aparecem a seguir André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2% cada; e Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU), com 1% cada. Brancos e nulos são 7%. 4% não sabem ou não responderam.

“A eleição não está ganha, mas está bastante consolidada a dianteira do Lula. Temos de administrar, cuidar, ter os pés no chão, sem salto alto”, prosseguiu Tatto. “Continuar dialogando com os setores democráticos, o pessoal de centro que ainda não veio, para consolidar ainda mais essa candidatura. Há um longo caminho pela frente. Portanto, não podemos entrar na euforia de que está ganha a eleição.”

Segundo o dirigente petista, o Datafolha não provocará qualquer alteração nos rumos da campanha, que seguirá na busca por ampliar o palanque presidencial e resolver impasses estaduais. Ele mencionou, por exemplo, uma intensa agenda para Lula e seu candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB). Nos próximos dias, a dupla terá compromissos em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

“Agora é colocar a pré-campanha na rua e preparar a agenda, a estratégia e o debate sobre o programa de governo”, acrescentou Jilmar Tatto. “Vamos continuar trabalhando com bastante humildade, no sentido de garantir a vitória de Lula. Se der no primeiro turno, melhor. Se não der, no segundo turno.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo