Política

Datafolha: Bolsonaro tem 59% dos votos válidos, Haddad, 41%

Candidato do PSL segue à frente com larga vantagem. Oscilações foram dentro da margem de erro

Bolsonaro segue à frente na disputa de segundo turno
Apoie Siga-nos no

Nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 18 indica que Jair Bolsonaro, candidato do PSL ao Planalto, tem 59% das intenções de votos válidos, contra 41% de Fernando Haddad, do PT.

Se considerados os votos totais, que incluem brancos e nulos, o candidato do PSL tem 50%, contra 35% do petista. Outros 15% afirmam que não votarão em nenhum postulante ou não responderam. 

O instituto foi a campo nesta quarta-feira 17 e nesta quinta 18.  A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

No levantamento anterior, divulgado há oito dias, o capitão reformado do Exército tinha 58% dos votos válidos, contra 42% do petista. Em relação ao eleitorado total, o ex-militar tinha 49%, contra 36% de Haddad. 

Leia também:
Bolsonaro afirma que não participará de debates no segundo turno
PT pede inelegibilidade de Bolsonaro e quebra de sigilo de empresas

A vantagem de Bolsonaro sobre Haddad segue maior entre os homens (58% a 32%) do que entre as mulheres (43% a 39%). Haddad segue à frente do ex-militar no Nordeste, onde tem 53% dos votos totais. Bolsonaro tem 31% na região. 

Nas outra quatro regioões, Bolsonaro tem larga vantagem. Na Região Sul, por exemplo, tem 61%, contra 27% do petista. 

Segundo o Datafolha, 95% dos eleitores do candidato do PSL dizem estar decididos. Entre os que votam no petista, 89% declaram não ter intenção de modificar o voto. 

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo