Política

Datafolha: boa parte dos eleitores de Bolsonaro quer vê-lo em debate

Instituto mediu que apenas 23% defendem postura do candidato de não participar de confrontos, menos da metade de seu eleitorado

Datafolha: boa parte dos eleitores de Bolsonaro quer vê-lo em debate
Datafolha: boa parte dos eleitores de Bolsonaro quer vê-lo em debate
Mesmo eleitores do ex-militar querem vê-lo em confronto com Haddad
Apoie Siga-nos no

A nova rodada de pesquisas Datafolha revela que uma parte considerável dos eleitores aptos a votarem em Jair Bolsonaro, candidato do PSL ao Planalto, querem vê-lo em um debate neste segundo turno. Nesta quinta-feira 18, o capitão reformado do Exército e o presidente do PSL, Gustavo Bebiano, afirmaram que ele não participará de confrontos televisivos com Fernando Haddad, do PT, no segundo turno. 

Leia também:
Datafolha: Bolsonaro tem 59% dos votos válidos, Haddad, 41%
Bolsonaro afirma que não participará de debates no segundo turno

Segundo o Datafolha, 73% dos eleitores querem Bolsonaro em debates. A porcentagem é bastante superior aos votos destinados ao ex-militar. Também na sua última pesquisa, o instituto mediu que 50% votarão no candidato do PSL, 35% em Haddad, enquanto 15% declaram voto nulo ou branco ou não souberam responder. Em relação aos votos válidos, Bolsonaro tem 59%, contra 41% do petista, mostra o instituto. 

Apenas 23% dos eleitores defendem a posição atual de Bolsonaro, menos da metade dos que declaram voto no ex-militar. Além disso, 67% consideram muito importante a realização de debates, enquanto 19% afirmam não ser nada importante. Já 23% afirmam que poderiam mudar de voto por causa de um confronto na televisão, e 76% dizem que não. 

A justificativa dada por Bolsonaro é de que ele ainda sente desconforto por causa da bolsa de colostomia ligada a seu corpo, após ele ser vítima de uma facada no início de setembro. Os médicos do candidato afirmaram que a “decisão depende dele”. 

O ex-militar tem argumentado também que não participará de debates por não querer conversar com o “poste” ou “marmita” de Lula, forma como ele e seus filhos se referem a Haddad. 

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo