CartaExpressa
Datafolha: avaliação negativa do governo Lula cai para 38%
Pesquisa divulgada neste sábado mostra queda de 11 pontos percentuais em relação a abril; 32% avaliam a gestão como boa ou ótima
A avaliação negativa do governo Lula (PT) ainda é maior que a positiva, mas a diferença está diminuindo. É o que aponta uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado 23.
Para 38% dos brasileiros a gestão é tida como ruim ou péssima, enquanto 32% a consideram ótima ou boa. Outros 28% entendem que a administração federal é regular. Na última pesquisa, divulgada em 16 de maio, sábado passado, 39% disseram que o desempenho do governo era ruim ou péssimo e 30% responderam que estava ótimo ou bom, enquanto 28% classificaram como regular.
A oscilação para o último levantamento ainda está dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Na comparação com abril, entretanto, a distância entre a avaliação negativa e a positiva diminui bem mais. No mês passado, era de 11 pontos percentuais. Agora, é de seis. Em abril, 40% disseram avaliar o governo como ruim ou péssimo, ante 29% que o consideravam ótimo ou bom.
O Datafolha ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 139 municípios, nos dias 20 e 21 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Datafolha: 88% dos eleitores de Flávio querem senador na disputa presidencial, apesar do escândalo ‘Dark Horse’
Por CartaCapital
O desempenho de Michelle Bolsonaro contra Lula em novo Datafolha
Por CartaCapital




