Política

Datafolha aponta estabilidade na avaliação do governo Lula após tarifaço

Resultado do levantamento diverge dos apontados por outros institutos de pesquisa

Datafolha aponta estabilidade na avaliação do governo Lula após tarifaço
Datafolha aponta estabilidade na avaliação do governo Lula após tarifaço
O presidente Lula (PT). Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa divulgada neste sábado 2 pelo instituto Datafolha aponta estabilidade na avaliação do governo chefiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em meio à disputa com os Estados Unidos após o anúncio do tarifaço de Donald Trump. O Datafolha, portanto, diverge de outros institutos de pesquisa, que captaram evoluções na avaliação do petista.

Segundo o Datafolha, 29% dos eleitores afirmam que o governo é “ótimo” ou “bom”. No levantamento anterior, em 12 de junho, eram 28% – a oscilação foi dentro da margem de erro. O percentual dos que avaliam o governo como “ruim” ou “péssimo” foi de 40% nas duas pesquisas.

Confira os números da avaliação do governo, segundo o Datafolha:

“Bom” ou “ótimo”: 29% (eram 28% em junho)
“Regular”: 29% (eram 31%)
“Ruim” ou “péssimo”: 40% (eram 40%)
Não opinaram: 1% (eram 1%)

O Datafolha realiza levantamentos semelhantes regularmente. A última vez em que a avaliação positiva de Lula superou negativamente a negativa, segundo o instituto, foi em dezembro de 2024 (35% contra 34%).

A pesquisa divulgada neste sábado ouviu 2.004 pessoas, entre os dias 29 e 30 de julho. As entrevistas, presenciais, foram realizadas em 130 cidades do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Outros levantamentos

O anúncio do tarifaço foi feito por Donald Trump em 9 de julho. De lá para cá, diferentes institutos de pesquisa que fizeram levantamentos sobre a avaliação do governo mostraram cenários de recuperação de terreno para Lula – embora ainda mostrem que a desaprovação é alta.

O mais recente deles foi publicado nesta semana pelo PoderData. A diferença entre os que desaprovam e os que aprovam o governo caiu de 19 pontos percentuais (em maio) para 11.

Na semana seguinte ao anúncio de Trump, levantamentos feitos pela Quaest e pela AtlasIntel também tinham indicado que o cenário para Lula era melhor que nos meses anteriores.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo