Datafolha: 75% dos brasileiros são contra atos golpistas

Maioria dos entrevistados pelo instituto também defendeu punição aos manifestantes bolsonaristas que pedem intervenção militar em frente aos quartéis

Os bolsonaristas continuam a acreditar em milagres. Há até quem peça socorro a extraterrestres - Imagem: Tércio Teixeira/AFP

Apoie Siga-nos no

Uma nova pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira 22 revelou que 75% dos brasileiros são contra os atos golpistas instalados em frente aos quartéis das Forças Armadas.

O percentual indica que a maioria não apoia os pedidos de intervenção militar feitos por bolsonaristas para impedir que o presidente eleito Lula (PT) tome posse no dia 1º de janeiro de 2023. De acordo com o levantamento, 56% ainda defendem que haja punição para os manifestantes.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 de dezembro e ouviu, presencialmente, 2.026 pessoas com margem de erro de 2 pontos percentuais. Só 21% desses entrevistados disseram ser favoráveis aos movimentos golpistas no País.

Ainda segundo o instituto, a adesão aos pedidos de intervenção não encontra aderência da ampla maioria nem mesmo entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. Entre aqueles que dizem ter votado no ex-capitão em 30 de outubro, 50% são contrários aos movimentos em frente aos quartéis. Entre eleitores de Lula, o percentual é de 96%.

O levantamento ainda mediu o índice de apoio ou rejeição aos protestos que pedem golpe por regiões do País. O Centro-Oeste é o local que mais apoiam os manifestantes, com 29%, e o Nordeste o que menos concorda com os atos antidemocráticos, com 14%. Na primeira região, 65% dizem ser contrários aos movimentos e na segunda o percentual salta para 83%.

Há ainda o monitoramento entre católicos e evangélicos. No primeiro caso, 80% são contrários aos protestos dos bolsonaristas e 60% acreditam que deve haver punição aos manifestantes. Já no segundo grupo, os percentuais são de 65% e 45%.


Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.