Política

Datafolha: 63% dos brasileiros rejeitam perdão a golpistas do 8 de Janeiro

Jair Bolsonaro, investigado pelos ataques às sedes dos Três Poderes, defende a anistia aos seus apoiadores

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira 29 mostra que 63% dos brasileiros rejeitam uma anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de Janeiro de 2023, enquanto 31% a apoiam, 2% são indiferentes e 4% não responderam.

Segundo o levantamento, 40% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno de 2022 endossam o perdão, ante 25% dos que votaram em Lula (PT). No sentido oposto, rechaçam a anistia 71% daqueles que escolheram o petista e 53% dos que optaram pelo ex-capitão.

Em diversas ocasiões, o próprio Bolsonaro defendeu o perdão a golpistas participantes da invasão e da depredação das sedes dos Três Poderes. “É uma anistia para eles, pobres coitados que estão presos em Brasília. Nós não queremos mais que seus filhos sejam órfãos de pais vivos”, disse em ato em São Paulo, em 25 de fevereiro deste ano. “Há conciliação. Nós já anistiamos no passado quem fez barbaridade no Brasil.”

O ex-presidente é um dos alvos da investigação sobre o 8 de Janeiro, no inquérito a respeito de possíveis mentores intelectuais dos ataques. Também está na mira da Polícia Federal no âmbito da apuração sobre a trama golpista para impedir a posse de Lula após a eleição de 2022.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal condenou mais 14 participantes do quebra-quebra bolsonarista. Até agora, as denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República levaram a 159 condenações.

O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo