Política

Datafolha: 63% dos brasileiros defendem desprezar a data do golpe, mas 28% querem celebrá-la

Entre autodeclarados bolsonaristas, o índice dos que sugerem a comemoração supera a média da população

Datafolha: 63% dos brasileiros defendem desprezar a data do golpe, mas 28% querem celebrá-la
Datafolha: 63% dos brasileiros defendem desprezar a data do golpe, mas 28% querem celebrá-la
Protesto durante a ditadura no Brasil, iniciada em 1964. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado 30 mostra que 63% dos brasileiros consideram que a data a marcar o golpe de 1964, 31 de março, seja desprezada, enquanto 28% defendem comemorá-la e 9% não sabem.

Houve uma leve mudança em comparação com o último levantamento em que o instituto propôs a questão, em abril de 2019. Naquela ocasião, no início do governo de Jair Bolsonaro (PL), um entusiasta da ditadura militar, 57% recomendaram o desprezo, 36% sugeriram a celebração e 7% não opinaram.

A rodada publicada neste domingo aponta que 58% dos autodeclarados bolsonaristas dizem que a data deve ser desprezada, ante 33% que pedem a celebração. Já entre os petistas os índices são, respectivamente, de 68% e 26%.

Em um recorte socioeconômico, o Datafolha diz haver homogeneidade nos estratos, com uma exceção a ser destacada: os 2% mais ricos (que ganham 10 salários mínimos ou mais) são os que mais defendem o desprezo (80%) em vez da celebração (20%).

A pesquisa contou com 2.002 entrevistas, em 147 cidades, entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Nesta semana, o Diretório Nacional do PT divulgou um comunicado no qual afirma que participará de manifestações previstas para 31 de março e 1º de abril, além de outras atividades sobre os 60 anos do golpe militar de 1964.

A legenda não menciona o veto do presidente Lula a atos institucionais de seus ministérios sobre o golpe. Diz, porém, ter “compromisso com a defesa da democracia no País, valor presente no DNA originário do partido desde sua fundação em 10 de fevereiro de 1980”.

A nota também exige a punição de todos os responsáveis por planejar, financiar e organizar conspirações golpistas e os atos de 8 de Janeiro de 2023, “sejam civis ou militares”.

“Todos: desde seu comandante, Jair Bolsonaro, aos generais e chefes militares golpistas, empresários e demais envolvidos na conspiração.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo