Política

Datafolha: 56% afirmam que política e valores religiosos devem andar juntos

Segundo o levantamento, 74% dos eleitores disseram que seu voto em outubro tem o objetivo de aumentar a prosperidade pessoal

Fotos: Ricardo Stuckert e Mauro PIMENTEL / AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Datafolha realizada nesta semana aponta que 56% dos eleitores avaliam que religião e política devem andar sempre juntos para a prosperidade do Brasil.

40% dos entrevistados disseram concordar totalmente com a premissa e 16% afirmaram concordar em parte. Discordaram totalmente 30% e parcialmente 11%, enquanto 1% não concorda nem discorda e 1% não sabe.

Eleitores de Jair Bolsonaro (74%) e evangélicos (69%) são os que mais concordam com a frase. Eleitores de Lula (50%) e católicos (57%) têm índices menores.

O instituto também mediu a avaliação sobre a seguinte frase: “É mais importante um candidato defender os valores da família do que ter boas propostas para a economia”.

Concordaram totalmente 38% e parcialmente 22%. Discordaram totalmente 19% e em parte 17%. 2% não concordaram nem discordaram e 2% não sabem.

74% dos eleitores, porém, disseram que seu voto em outubro tem o objetivo de aumentar a prosperidade pessoal.

O Datafolha entrevistou 5.734 pessoas em 285 municípios entre 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrada no TSE com o número BR-00433/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo