Política

Dança das cadeiras: Hélio Angotti substitui ‘Capitã Cloroquina’; as novas trocas de postos estratégicos no Ministério da Saúde

Diário Oficial da União registra mudanças em secretarias da pasta

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O governo oficializou nesta quarta-feira a troca de integrantes do segundo escalão que ocupavam cargos estratégicos do Ministério da Saúde. A dança das cadeiras, autorizada pelo ministro Marcelo Queiroga, ocorre em momento político menos conturbado para as autoridades, quase quatro meses após o fim da CPI da Covid.

Segundo o Diário Oficial da União (DOU), a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) passa a ser comandada por Hélio Angotti. Ele substitui Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”, que deverá disputar as eleições este ano.

Angotti, por sua vez, deixa a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE). O posto será comandado por Sandra de Castro Barros, diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos.

Há ainda uma terceira troca: assume a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde Maíra Batista Botelho, que era diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática. Ela ocupa o cargo após Sérgio Okane pedir demissão.

Segundo informou o colunista Lauro Jardim, a indicação de Maíra Botelho gerou reação entre os servidores do Ministério da Saúde. Ela enfrenta resistência também entre integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais.

Já Mayra Pinheiro pediu para deixar o cargo. A médica foi nomeada para assumir a subsecretária da Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo Mayra, o próximo passo é disputar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PL do Ceará.

Olavista declarado, Hélio Angotti Neto foi promovido para o cargo de Mayra. O oftalmologista é responsável por barrar a diretriz da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) que rejeita o uso do kit Covid em pacientes que não estão internados.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo