Política

Dallagnol vai ao MP do Rio contra Daniela Carneiro, ministra do Turismo de Lula

Pelo fato de Daniela ser deputada e ministra, o MP ainda deve analisar se é órgão competente para receber a denúncia

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público do Rio de Janeiro vai apurar uma denúncia feita pelo deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) contra a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), por suspeita de uso indevido do fundo eleitoral.

O procedimento aberto nesta terça-feira 7 é protocolar. Pelo fato de Daniela ser deputada e ministra, o MP ainda deve analisar se é órgão competente para receber a denúncia.

A representação feita por Deltan se embasa em uma reportagem do portal Metrópoles, segundo a qual Daniela teria gastado 1,09 milhão de reais do fundo eleitoral em gráficas fantasmas em Belford Roxo (RJ), cidade da Baixada Fluminense governada por seu marido, Waguinho (União Brasil).

Deputada federal mais votada do Rio, com pouco mais de 213 mil votos, Daniela Carneiro foi indicada pelo União Brasil para comandar o Turismo sob Lula (PT).

Outro lado

Em nota, a ministra afirmou que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio aprovou todas as suas contas de campanha e desmentiu as acusações de que as gráficas contratadas não existiriam. A equipe dela chegou a enviar imagens que comprovariam o funcionamento das empresas.

“O agora deputado federal Deltan Dallagnol parece ter importado o mesmo modus operandi questionável de sua atuação como promotor ao tentar atribuir culpa a inocentes com base apenas em hipóteses. Uma vez que todas a contas de campanha foram aprovadas pelo TRE. A ministra acredita na Justiça e que os fatos serão esclarecidos com a maior brevidade possível”, diz o texto.

Carneiro ainda declarou que eventuais inconsistências no registro das empresas junto à Receita Federal não são responsabilidade dela.

“Cabe informar que as gráficas contratadas entregaram todos os materiais de campanha demandados e os mesmos foram retirados nos parques gráficos indicados pelas empresas: Printing Midia situada na Zona da Leopoldina e Rubra Gráfica que terceiriza parte de sua produção na empresa Lastro, em São Cristóvão”, finaliza

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo