Política

CUT/Vox Populi: Lula tem 41% e venceria no primeiro turno

Instituto não mediu cenários sem a participação do ex-presidente. Pesquisa mostra melhora de petista entre mais ricos

Ex-presidente mantém eleitorado, segundo pesquisa
Apoie Siga-nos no

Uma nova pesquisa Vox Populi encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizada entre 18 e 20 de julho, aponta que o ex-presidente Lula mantém uma confortável dianteira caso possa concorrer ao Planalto.

De acordo com o instituto, que não mediu cenários sem o ex-presidente, o petista tem 41% das intenções de voto, uma margem que seria suficiente para lhe render uma vitória no primeiro turno. Em maio, o Vox Populi indicava que Lula tinha 39% da preferência do eleitorado. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, é possível afirmar que seu eleitorado permanece estável.

Leia também:
Sem apoio do ‘centrão’, Ciro tenta disputar legado de Lula
PT lança bases do programa de governo e convoca ato para agosto no TSE

Lula terá de travar uma batalha judicial para ser candidato. Em tese, ele é inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado em segunda instância pelo caso do tríplex. O PT pretende registrar sua candidatura em 15 de agosto e tentar viabilizá-la no Tribunal Superior Eleitoral e no Supremo Tribunal Federal.

Outros candidatos também variaram entre os dois levantamentos do instituto, mas sempre dentro da margem de erro. Jair Bolsonaro, do PSL, têm 12%, mesma porcentagem de maio. Ciro Gomes, do PDT, passou de 4% para 5%. Marina Silva, da Rede, caiu de 6% para 4%. Geraldo Alckmin, do PSDB, foi de 3% a 4%. Álvaro Dias, do Podemos, passou de 2% para 1%.

A pesquisa indica que Lula têm a preferência de quase 60% do eleitorado no Nordeste. Entre os que ganham até dois salários mínimos, ele registra 49%. O levantamento indica um melhora de Lula junto ao eleitorado que ganha mais de cinco salários mínimos: ele saltou de 23% para 29% da preferência nessa faixa de renda.

O instituto mediu que 40% dos eleitores já estão decididos em relação a seu voto. Outros 23% estão quase decididos, 19% ainda não se decidiram e 16% não tem nada decidido.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar