Política

Curso do Itamaraty tem questão sobre invasão de alienígenas

Ministério de Relações Exteriores alega que pergunta tem ‘fins exclusivamente didáticos’

Curso do Itamaraty tem questão sobre invasão de alienígenas
Curso do Itamaraty tem questão sobre invasão de alienígenas
Sede do Palácio do Itamaraty, em Brasília - Foto: Reprodução
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O curso de formação de oficiais do Ministério das Relações Exteriores tem, em sua apostila, uma questão sobre invasão de alienígenas. A pergunta trata sobre os procedimentos que devem ser tomados em relação ao patrimônio da instituição, em caso de “invasão de alienígenas oriundos de Beta Centauri”. A informação é do Blog do Matheus Leitão, do site G1.

A hipótese aparece acompanhada de um terremoto, um tsunami e de uma bomba atômica. “Um terremoto atingiu o Posto, ao mesmo tempo que um tsunami, a explosão de uma bomba atômica por um grupo terrorista e a invasão de alienígenas oriundos de Beta Centauri. Qual deverá ser a prioridade do responsável pela gestão patrimonial?”, indaga a apostila. “Beta Centauri” seria o nome dado à segunda estrela mais brilhante da constelação Centaurus.

Procurado pela CartaCapital, o Palácio do Itamaraty afirmou que a questão tem apenas função retórica. O objetivo seria fixar que, em situações de pânico, o mais importante seria a preservação da vida, e não a gestão dos bens patrimoniais. Leia a nota completa:

A menção a uma situação hipotética de emergência, no texto, é utilizada como um recurso retórico para fins exclusivamente didáticos. O tópico é citado em material didático disponível na rede interna do Itamaraty e destinado a preparar servidores para a progressão funciona na carreira de Oficial de Chancelaria.

O trecho consta da apostila de ‘Gestão Patrimonial’, na qual, em seu módulo dois, o tema é ‘Princípio Zero’, sendo o corolário desse princípio ‘se a situação de fato inspira pânico, então o problema não é de gestão patrimonial’, e destaca que, nestes casos, o funcionário deve se preocupar ‘com as pessoas, não com os bens’. O item em questão trata de exercícios de fixação, e o que se espera dessa lição de preservação de patrimônio é que o estudante saiba responder que, em casos de risco à vida, o patrimônio deve ficar em segundo plano.

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