Política

Crise no PSL: bivaristas querem suspensão de parlamentares; ala bolsonarista recorre

Executiva Nacional decidiu pela abertura de processo disciplinar contra 19 parlamentares da ala do presidente Jair Bolsonaro

Bolsonaro e Luciano Bivar Foto: Divulgação/PSL
Apoie Siga-nos no

A guerra interna do PSL ganhou mais um capítulo nesta terça-feira 22. O partido está dividido entre os apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do presidente do partido, Luciano Bivar.

Em reunião da Diretoria Executiva Nacional do PSL em Brasília (DF) na manhã desta terça-feira, apenas 23 pesselistas participaram. Nenhum dos membros é ligado ao clã bolsonarista.

Os participantes decidiram pela abertura de processo disciplinar contra 19 parlamentares da ala do presidente Bolsonaro. A informação, dada ao UOL pelo senador Major Olímpio (PSL-SP), é de que os processos ocorram a partir da próxima semana pela Comissão de Ética do partido. O senador paulista diz ainda que a probabilidade de que os parlamentares sejam punidos é alta, mas que a punição deve ser diferente para cada um. Não foram informados os nomes dos parlamentares investigados.

Em contraponto, o grupo bolsonarista conseguiu uma liminar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal que trava qualquer tipo de punição ou suspensão dos membros. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o juiz Alex Costa de Oliveira alegou que os processos entregues pela ala de Luciano Bivar, além de estarem incompletos, afrontam o direito de defesa e o devido processo legal.

Além do pedido de suspensão, o grupo bivarista também optou pela destituição de Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, da presidência do diretório mineiro do PSL. A medida, divulgada pelo deputado Delegado Waldir (PSL-GO), é uma forma de resposta ao presidente Bolsonaro, que mesmo com as acusações de que o ministro teria arquitetado um esquema de candidaturas laranja em seu estado, não o afastou do cargo.

Até o momento, não foi decidido se Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro serão destituídos dos cargos de presidentes dos diretórios estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. A suspensão dos filhos do presidente dos cargos é desejada pela ala bivarista.

Outra decisão da Diretoria Executiva após a reunião foi adotar um compliance – conjunto de medidas de aperfeiçoamento das normas internas – tanto na Executiva Nacional do partido quanto nos diretórios municipais e estaduais. A medida é polêmica, já que pode estar sendo realizada como forma de solucionar as críticas quanto à falta de transparência nas contas do PSL.

Desde o início do mês, os advogados do presidente Bolsonaro tentam articular com o PSL um acordo para que deputados da ala bolsonarista deixem o partido sem perder o mandato e sem levar com eles a cota do fundo partidário. A alegação é de que o partido não possui suas contas transparentes o suficiente para que essa ação seja barrada.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo