Política

Criminalização da apologia à tortura e à ditadura avança no Senado

O texto, de Rogério Carvalho (PT-SE), chega agora à Comissão de Segurança Pública

Criminalização da apologia à tortura e à ditadura avança no Senado
Criminalização da apologia à tortura e à ditadura avança no Senado
O senador Rogério Carvalho (PT-SE). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Defesa da Democracia do Senado aprovou nesta quinta-feira 6 um projeto de lei que torna crime a apologia à tortura, a torturadores e à instauração de regimes ditatoriais no Brasil.

O PL 2.140/2020, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), recebeu um parecer favorável da relatora, Teresa Leitão (PT-PE), e segue para a Comissão de Segurança Pública.

O texto estabelece uma pena de detenção de três a seis meses e multa para quem disseminar, inclusive de modo virtual, apologia de fato criminoso ou de autor de crime; de tortura ou de torturadores; de instauração de regime ditatorial no País ou de ruptura institucional.

Se o crime for praticado por agente político, membro do Judiciário ou do Ministério Público, a pena de detenção será de seis meses a um ano, além de multa. As penas aumentarão em 50% se o autor utilizar perfis falsos em redes sociais para a divulgação do conteúdo.

A detenção geralmente é cumprida em regime semiaberto ou aberto, a depender das circunstâncias e do comportamento do condenado.

Na justificativa do projeto, Carvalho enfatizou a diferença entre liberdade de expressão e apologia ao crime. Segundo ele, certos discursos podem inflamar “grupos radicais que difundem discurso de ódio” sob o pretexto de liberdade de pensamento.

(Com informações da Agência Senado)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo