CartaExpressa

CPMI do Master seria ‘palanque eleitoral’, diz Alcolumbre

Em maio, o presidente do Senado já tinha se recusado a ler o requerimento para instalar uma CPMI sobre o tema

CPMI do Master seria ‘palanque eleitoral’, diz Alcolumbre
CPMI do Master seria ‘palanque eleitoral’, diz Alcolumbre
O presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), criticou a proposta de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o Banco Master, de Daniel Vorcaro. Segundo o senador, os que defendem a instalação da comissão querem um “palaque eleitoral”.

“A Polícia Federal, o Ministério Público Federal, a Justiça brasileira, está todo mundo investigando isso. Não sei quem é o culpado. Se é o Banco Central do Brasil, se são as pessoas que fizeram errado, se é a Comissão de Valores Mobiliários, mas está todo mundo investigando isso. Querem abrir mais uma CPMI para fazer palanque eleitoral“, disse nesta terça-feira 2.

Em maio, Alcolumbre já tinha se recusado a ler o requerimento para instalar uma CPMI sobre o tema. “Requerimentos de leituras de matérias devem ser objeto de despacho da presidência”, justificou. “Portanto, o momento da leitura é um ato discricionário da presidência da mesa do Congresso Nacional.”

A instalação de uma CPI para investigar o banco de Vorcaro é defendida tanto pela oposição, quanto por governistas. Também tramita no Supremo Tribunal Federal pedidos para obrigar o Congresso a instalar a comissão de investigação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo