CartaExpressa
CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro para segunda-feira
A expectativa é que o banqueiro seja ouvido pela comissão para tratar apenas de questões relacionadas a empréstimos consignados do Master
O presidente da CPMI do INSS, Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta quarta-feira 18 que a comissão decidiu antecipar para a próxima segunda-feira 23 o depoimento de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Antes, a oitiva estava prevista para acontecer no dia 26.
A ideia do depoimento é esclarecer o papel da instituição em possíveis irregularidades em empréstimos consignados vinculados a benefícios do INSS. A convocação do ex-proprietário do Master, que foi liquidado pelo Banco Central, foi aprovada em janeiro.
A expectativa é que Vorcaro seja ouvido pela comissão para tratar apenas de questões relacionadas a empréstimos consignados do Master. A CPMI apura denúncias de descontos indevidos em benefícios previdenciários e suspeitas de concessão de crédito consignado sem autorização de aposentados e pensionistas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Deputado do PT terá de se retratar por montagem de Bolsonaro, Campos Neto e Vorcaro
Por CartaCapital
Relator da CPMI do INSS pede a Mendonça devolução de documentos sobre Vorcaro
Por Wendal Carmo


