Política

CPMI do 8 de Janeiro marca depoimento de Braga Netto para a próxima terça

A oitiva acontecerá uma semana após o militar ter seu sigilo telefônico quebrado no âmbito de uma investigação da Polícia Federal

Negociatas. Braga Netto chefiou uma intervenção suspeita – Imagem: Marcelo Camargo/ABR
Apoie Siga-nos no

A CPMI do 8 de Janeiro, que investiga o ataque bolsonarista às sedes dos Três Poderes, agendou o depoimento do ex-ministro Walter Braga Netto para a próxima terça-feira 19.

A oitiva acontecerá uma semana após o militar ter seu sigilo telefônico quebrado no âmbito de uma investigação da Polícia Federal sobre supostos desvios na compra de coletes balísticos para a Intervenção Federal no Rio de Janeiro, em 2018.

O depoimento de Braga Netto foi requerido à CPMI pela relatora, Eliziane Gama (PSD-MA), pelo deputado Duarte Jr. e pela senadora Ana Paula Lobato, ambos do PSB do Maranhão.

De acordo com os parlamentares, o militar exerceu grande influência durante o governo de Jair Bolsonaro, no qual trabalhou como ministro da Casa Civil e da Defesa. Nas últimas eleições, ele foi candidato a vice-presidente na chapa do então presidente.

A comissão também deve ouvir na próxima semana Beroaldo José de Freitas Júnior, subtenente da Polícia Militar do Distrito Federal. Ele é um dos policiais agredidos pelos bolsonaristas no 8 de Janeiro.

Na reta final dos trabalhos, a CPMI corre para realizar as principais oitivas e apurar as pontas soltas até o fim da primeira quinzena de outubro. Entre os próximos passos está a possibilidade de uma acareação entre o tenente-coronel Mauro Cid e Bolsonaro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo