CartaExpressa

CPI no DF convoca Gonçalves Dias e Heleno para prestar esclarecimentos sobre o 8 de Janeiro

Além dos militares, os deputados também aprovaram a convocação de Ana Priscila Azevedo, apontada como uma das organizadoras dos atos terroristas

Pijama. No carteado ou à beira da piscina, Heleno poderá se expressar livremente - Imagem: Marcelo Camargo/ABR
Apoie Siga-nos no

A CPI aberta na Câmara Legislativa do Distrito Federal para apurar os atos golpistas do 8 de Janeiro aprovou, nesta quinta-feira 27, a convocação dos generais Augusto Heleno, Gustavo Henrique Dutra e Gonçalves Dias. Com isso, os militares têm a obrigação de prestar esclarecimentos ao colegiado.

Heleno, Dutra e Dias já haviam sido convidados a depor na comissão, mas os deputados distritais decidiram mudar o requerimento para exigir a presença dos generais.

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional do governo Bolsonaro deporia à CPI na última terça-feira 18, mas decidiu não comparecer no dia anterior à oitiva. De acordo com o presidente do colegiado, o deputado Chico Vigilante (PT), Heleno disse ter sido orientado a não comparecer “para não colocar mais gasolina”.

Todos os generais prestarão esclarecimentos à comissão sobre a suposta omissão das autoridades diante da invasão bolsonarista aos prédios dos Três Poderes. Além disso, os parlamentares também miram o quebra-quebra promovido pelos golpistas no dia 12 de Dezembro.

Além dos militares, os deputados também aprovaram a convocação de Ana Priscila Azevedo, apontada como uma das organizadoras dos atos terroristas.

A ex-subsecretária de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Marília Ferreira Alencar, foi reconvocada pela CPI para explicar a operação que impediu eleitores do Nordeste a votarem no 2º turno das eleições do ano passado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo