Política

CPI das Fake News será instalada na semana que vem, diz Alcolumbre

Presidente do Congresso afirmou que já há acordo para definir relator; segundo fontes, deputada Lídice da Mata (PSB-BA) deve ocupar posto

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou, nesta quarta-feira 28, que a “CPI das Fake News” será instalada na semana que vem. Segundo Alcolumbre, já há previsão sobre qual deputado será o relator.

A declaração ocorreu durante sessão no plenário com deputados e senadores. Os parlamentares realizavam votações sobre vetos presidenciais a projetos de lei, quando o presidente do Congresso fez o informe.

“Aproveito para informar ao Plenário que já houve acordo na indicação do relator da CPI das Fake News, e o Senado já tem a indicação para a presidência da Comissão. Na semana que vem, nós faremos a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito [CPMI]”, afirmou Alcolumbre.

A comissão será composta por 15 deputados e 15 senadores e igual número de suplentes. Os parlamentares investigarão ataques cibernéticos, perfis falsos e cyberbullying. A criação da CPMI foi anunciada em 3 de julho. O colegiado terá 180 dias para apurar a utilização de perfis falsos nas eleições de 2018, a prática de bullying pela internet e o aliciamento de crianças em crimes de ódio e suicídio.

A reportagem apurou que a relatora será a deputada Lídice da Mata (PSB-BA), da oposição. Fontes afirmam que a relatoria havia sido oferecida ao PT, mas a sigla preferiu repassar a indicação.

A corrida eleitoral do último ano foi marcada por notícias de utilização de contas fantasmas nas redes sociais para proliferação de notícias falsas. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) pode ser atingido com as investigações, já que recaem nele acusações sobre a prática.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar