Política

CPI: senador protocola pedido de convocação de Ricardo Barros

Para que o líder do governo na Câmara seja obrigado a depor à comissão, o requerimento de Alessandro Vieira tem de ser votado e aprovado

Jair Bolsonaro e Ricardo Barros. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou nesta segunda-feira 28 um requerimento de convocação à CPI da Covid do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara.

Na última sexta-feira 25, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) afirmou, em depoimento à comissão, que Bolsonaro citou o nome de Barros ao ser informado sobre os indícios de fraude na negociação pela vacina indiana Covaxin.

Vieira reforça que Barros foi apontado como “participante mencionado pelo próprio presidente da República no cometimento de potenciais ilícitos”.

Luis Miranda só revelou a informação relativa a Barros na reta final de seu depoimento. Até então, em diversos momentos havia alegado que não se recordava do nome do congressista, apenas que se tratava de um parlamentar da base do governo.

“O que eu percebi, sem querer proteger, o presidente demonstrou atenção ao que estávamos falando. Ele cita para mim assim: ‘você sabe quem é, né? Que ali é foda, se eu mexo nisso ai, já viu a merda que vai dar. Isso é fulano, vocês sabem que é fulano né’”, relatou Miranda no início da sessão.

Segundo Alessandro Vieira, “para que seja possível detalhar os exatos termos de sua participação em
referido cenário, faz-se necessária a convocação do Sr. Ricardo Barros”.

A fim de que Ricardo Barros seja convocado à CPI, é necessária a aprovação do requerimento pela maioria dos 11 titulares do colegiado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo