Política

CPI da Covid avalia indiciamento de Eduardo e Carlos Bolsonaro, diz jornal

Os nomes devem constar no capítulo relativo à disseminação de fake news, junto com outras 30 pessoas que figuram como alvos

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Além do indiciamento do presidente Jair Bolsonaro, a cúpula da CPI da Covid também avalia citar o deputado Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro no relatório final. A informação é das jornalistas Malu Gaspar e Mariana Carneiro, de O Globo.

Outros nomes do círculo restrito do bolsonarismo que frequentam o Planalto também estão em análise. Podem entrar na lista de indiciados o ex-secretário de Comunicação da presidência da República Fábio Wajngarten e o assessor da área internacional Filipe Martins.

Os nomes devem constar no capítulo relativo à disseminação de fake news, junto com outras 30 pessoas que figuram como alvos da CPI. 

Informações apontam que a comissão está se debruçando nas trocas de mensagens dos filhos do presidente, que comprovariam o envolvimento deles com o esquema de divulgação de notícias falsas sobre o coronavírus, vacinação e tratamentos sem eficácia contra a Covid-19. 

As mensagens foram encaminhadas à CPI pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que conduz o inquérito das fake news. 

No caso de Eduardo, a principal evidência que corroboraria com o indiciamento está nas mensagens trocadas entre o deputado federal e os chamados “patrocinadores” das fake news, entre eles o empresário Luciano Hang e o ex-gestor de fundos do banco Lehman Brothers Otávio Fakhoury.

Em mensagens trocadas entre o deputado e o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, eles conversam sobre um pedido de patrocínio ao dono da Havan. Segundo Allan, Luciano Hang havia concordado com a entrega de valores. 

Quanto ao vereador Carlos, o relatório da CPI deve focar na troca de mensagens dele com Filipe Martins a respeito do conteúdo sobre a pandemia a ser distribuído nas redes bolsonaristas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo