Política
CPI aprova convocação de médico responsável por parecer contra kit covid
A análise contra o chamado ‘kit covid’ foi retirada da pauta da Conitec, órgão vinculado ao Ministério da Saúde


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovou a convocação do médico Carlos Carvalho, responsável por coordenar uma análise contra o chamado “kit covid” na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (Conitec).
O órgão, vinculado ao Ministério da Saúde e responsável pela análise técnica de novos medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), adiou na semana passada uma decisão que poderia barrar o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina como tratamento para pacientes com Covid-19.
Carvalho foi escolhido para coordenar a análise sobre uso dos medicamentos e afirmou, em entrevista ao Estadão, que a avaliação foi retirada da pauta da reunião da Conitec por solicitação dele.
Os senadores ainda avaliam se ele realmente irá à comissão, pois teria dito em uma reunião com integrantes da CPI no fim de semana que não poderia apresentar a íntegra do estudo publicamente. Os parlamentares avaliam convocar outros representantes da comissão para falar sobre o assunto.
Além da convocação de Carvalho, a CPI também resolveu agendar novos depoimentos de representantes do Conselho Nacional de Saúde(CNS), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das associações de secretários estaduais e municipais de saúde. As audiências devem ser marcadas para a próxima semana. Os senadores aprovaram ainda a realização de uma audiência com familiares de vítimas da covid-19 no Brasil.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.