Política

Covas toma posse e afirma que SP está pronta para vacinar em massa

Prefeito reeleito criticou o negacionismo e disse que a capital paulista deve manter cuidados para reduzir a disseminação da Covid-19

Sessão de posse do prefeito Bruno Covas nesta sexta-feira 1. Reprodução/Câmara Municipal de São Paulo
Apoie Siga-nos no

O prefeito reeleito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), tomou posse nesta sexta-feira 1. Escolhido com 59,38% dos votos válidos no segundo turno contra Guilherme Boulos (PSOL), o tucano se elegeu, com Ricardo Nunes (MDB) como vice, em uma coligação com onze partidos: PSDB, MDB, Cidadania, Podemos, PP, PSC, PTC, PL, PV, PROS e DEM.

“A democracia não está garantida. Ela é tão forte quanto a nossa vontade de protegê-la e de não considerá-la como dada. Proteger a democracia exige luta. Com essas palavras, Kamala Harris, vice-presidente eleita dos Estados Unidos, abriu seu discurso de vitória nas eleições americanas. Reafirmo o compromisso da cidade de São Paulo e o meu próprio compromisso com a democracia”, disse Covas no início de seu pronunciamento.

“Em tempos de negacionismo, descrença crescente nas instituições e fragilidade momentânea da democracia representativa, é ainda mais importante reafirmar aquilo que nos é basilar”, prosseguiu.

Segundo o tucano, “as vozes que ecoaram das urnas são claras”.

“Moderação, equilíbrio, respeito à Ciência, humildade e trabalho eficiente. Sem falsa modéstia, creio que nosso projeto foi e será capaz de traduzir o sentimento e a voz da população”, completou, prometendo “sensibilidade social” e “sentido de urgência”.

O prefeito reeleito ainda lembrou as mais de 194 mil mortes por Covid-19 no Brasil. “As vacinas vão chegar. Nossa cidade está pronta para vacinar em massa. Mas ainda precisamos manter os cuidados”, reforçou.

Pelos próximos quatro anos, Covas terá pela frente ao menos 79 promessas a cumprir. O prefeito pretende se “aventurar” em um plano de obras estimado em 18 bilhões de reais. Só os prometidos 95 quilômetros de ônibus devem exigir recursos da ordem de 2 bilhões a 4 bilhões de reais.

Também é esperada para os primeiros dias do novo mandato a apresentação de um plano de volta às aulas presenciais e com recuperação do aprendizado – entre as promessas oficializadas está a inclusão de um professor extra nas salas para auxiliar alunos com mais dificuldades.

Na sessão de posse de Covas, o governador João Doria (PSDB) afirmou que a prioridade em São Paulo tem de ser a saúde. “Em um País que já perdeu 192 mil vidas e que, lamentavelmente, perde quase mil todos os dias, a prioridade em São Paulo é a preservação da vida. Vacina já. É a vacina que vai nos salvar, preservar vidas e dar a oportunidade da volta à normalidade”, declarou.

Também foram empossados nesta sexta os 55 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal. Do total, 62% foram reeleitos e 38% exercerão o primeiro mandato. Os donos das maiores bancadas são PT e PSDB, com 8 vereadores cada, seguidos por PSOL e DEM (6); Republicanos (4); Podemos, PSD, MDB e Patriota (3); Novo, PSB e PL (2); e PSL, PP, PV, PSC e PTB (1).

O vereador mais votado na última eleição foi Eduardo Suplicy (PT), com 167.427 votos, à frente de Milton Leite (DEM), com 132.512. Na terceira posição, aparece Delegado Palumbo (MDB), com 118.309 votos.

*Com informações da Agência Estado

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo