Política

Cotado para Justiça, Lewandowski se reúne com Lula e Dino nesta quinta

Os três já haviam se encontrado no Palácio da Alvorada nesta quarta-feira

Lula e Ricardo Lewandowski durante a posse de Alexandre de Moraes na presidência do TSE em 2022 — Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Cotado para assumir o Ministério da Justiça, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski deve se reunir com o presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto nesta quinta-feira 11. A expectativa é que o nome do jurista seja confirmado na pasta logo após o encontro. 

O ministro Flávio Dino (PSB), que está de saída do Ministério, também participa da reunião. Os três já haviam se encontrado no Palácio da Alvorada nesta quarta-feira, em uma reunião que durou cerca de uma hora e meia.

Antes disso, Lula e Lewandowski tomaram café juntos na segunda-feira. Foi durante essa agenda que o petista teria feito o convite para que ele substituísse Dino na Justiça.

Nos bastidores, auxiliares afirmam que Lula já teria avisado ministros do Supremo, onde o jurista atuou por quase duas décadas, sobre a escolha.

Lewandowski só não havia sido anunciado ainda, segundo relatos, porque faltava definir a montagem da equipe ministerial e reorganizar seu escritório de advocacia.

Uma das principais mudanças deve ser na secretaria-executiva, posto no qual o ex-ministro do STF tenta emplacar o advogado baiano Manoel Carlos de Almeida Neto, de quem é muito próximo.

O cargo é atualmente ocupado por Ricardo Cappelli, homem de confiança de Dino e indicado pelo PSB. Seu futuro até aqui é incerto: ele chegou a ser cotado para um eventual Ministério da Segurança Pública, caso a pasta fosse recriada, o que não deve ocorrer.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo