CartaExpressa

Corregedor do CNJ desembarca em Curitiba para auditoria na 13ª Vara

O procedimento foi iniciado em 31 de maio

O ministro do STJ Luís Felipe Salomão. Foto: Gustavo Lima/STJ
Apoie Siga-nos no

O corregedor do Conselho Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, desembarcou nesta sexta-feira 16 em Curitiba (PR) para dar continuidade à auditoria (chamada de correição extraordinária) na 13ª Vara Federal, instância responsável pelas decisões da Operação Lava Jato.

O procedimento foi iniciado em 31 de maio. A auditoria, que também abrange gabinetes de desembargadores da 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, foi determinada por Salomão em meio à serie de reclamações disciplinares contra magistrados da vara e do colegiado.

Na 13ª Vara, são inspecionados a juíza substituta Gabriela Hardt, o ex-juiz e atual senador Sérgio Moro (União), que esteve à frente da Lava Jato, e o juiz Eduardo Appio, afastado após denúncia do desembargador Marcelo Malucelli – que também é alvo da auditoria.

Appio foi um dos primeiros a ser ouvido no bojo do procedimento. Ele é acusado de ter feito uma ligação em tom de ameaça para o filho do desembargador, João Eduardo Malucelli, sócio de Sérgio Moro em um escritório de advocacia.

Após o fim dos trabalhos, os servidores e magistrados deverão encaminhar um relatório ao ministro Salomão detalhando o que foi encontrado nas análises.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo