Política

Coronavírus: após vídeo com apelo, governo decide repatriar brasileiros

Brasileiros gravaram um vídeo apelando ao presidente Jair Bolsonaro para que fossem resgatados na China

Brasileiros leem carta em vídeo e fazem apelo ao governo federal para serem repatriados da China (Foto: Reprodução/ Youtube)
Apoie Siga-nos no

O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa anunciaram na tarde deste domingo 2 a repatriação dos brasileiros que se encontram na China, país que vive uma epidemia de coronavírus.

A decisão veio depois da publicação de um vídeo na manhã deste domingo 2 com um apelo de brasileiros para que o presidente Jair Bolsonaro autorizasse a retirada deles do país. Bolsonaro, no entanto, disse que a questão esbarrava na falta de uma legislação para quarentena dessas pessoas e nos altos custos da operação.

“O governo brasileiro adota todas as medidas necessárias para trazer de volta ao Brasil os cidadãos brasileiros que se encontram na província de Hubei, especificamente na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus. Serão trazidos todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil”, traz a nota conjunta emitida pelo Itamaraty.

Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos a quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde. O Brasil monitora 16 casos suspeitos de coronavírus, segundo último balanço do Ministério da Saúde divulgado ao meio-dia do sábado 1.

O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, trabalha na elaboração do plano de voo da aeronave, possivelmente fretada, que será enviada à China.

 

Duas brasileiras, que se encontravam em Wuhan e também possuíam nacionalidade portuguesa, já embarcaram em voo francês que transportou cidadãos da União Europeia. Elas farão quarentena em Portugal.

O número de mortos pelo coronavírus na China subiu para 304 segundo o último balanco.

Neste domingo 2, também foi confirmada a primeira morte por coronavírus fora da China. O óbito foi registrado nas Filipinas e trata-se de um homem chinês natural da cidade de Wuhan, origem da epidemia.

O número de diagnósticos confirmados da doença na China continental chega a cerca de 14.300, com base em dados anteriormente divulgados pelo governo central.

Assista ao vídeo:

*Com informações da Agência Brasil

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo