Economia
Copom prevê novas altas da Selic; leia a ata da última reunião
Se previsões forem confirmadas, taxa básica de juros chegará em março a 14,25% ao ano


Depois de elevar a taxa básica de juros, a Selic, em um ponto percentual, levando o patamar a 12,25% ao ano, o Comitê de Polícia Monetária (Copom) do Banco Central (BC) informou que estão previstas outras duas elevações de mesmo patamar nas próximas reuniões, previstas para janeiro e março de 2025.
A ata da reunião realizada na última semana foi publicada nesta sexta-feira 17, e destaca que a elevação da taxa foi decidida por unanimidade. Além disso, o documento confirma a expectativa dos novos aumentos de um ponto percentual, o que levaria a Selic a 14,25% ao ano em março. A ata pode ser lida na íntegra no fim deste texto.
A publicação da ata teve reflexos imediatos no mercado financeiro. O dólar abriu em forte alta, chegando a 6,16 reais no início do dia. Na véspera a moeda estadunidense fechou cotada a 6,09 reais, o maior patamar de fechamento da história.
“O ambiente externo permanece desafiador, em função, principalmente, da conjuntura econômica nos Estados Unidos, o que suscita maiores dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed [Banco Central dos EUA]”, descreve o documento.
“A inflação cheia e as medidas subjacentes têm se situado acima da meta para a inflação e apresentaram elevação nas divulgações mais recentes. As expectativas de inflação para 2024 e 2025 apuradas pela pesquisa Focus elevaram-se de forma relevante e encontram-se em torno de 4,8% e 4,6%, respectivamente”, complementa.
Leia abaixo a íntegra da ata da última reunião do Comitê:
Copom267-not20241211267Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Haddad fala em ‘surpresa’ com Selic, mas diz que alta já era precificada
Por CartaCapital
Nova alta na Selic gera um gasto adicional de R$ 55 bilhões para a União, aponta estudo
Por CartaCapital
Brasil deve ter a Selic mais alta em 8 anos no início de 2025
Por CartaCapital